+55 (21) 9.7325-2989
+55 (21) 9.9958-8875

Design? É ….. design!

Desenho industrial, comunicação visual, programação visual, projeto gráfico, desenho gráfico…Ufa…

São tantos os termos para a profissão que volta e meia surge novamente a questão de se encontrar um nome único capaz de sintetizar e traduzir o que fazemos. E isso não é tarefa fácil, pois tendo como matéria prima a informação, estamos ou temos a possibilidade de estar presentes em todos os tipos de negócios, em todas as relações que se estabelecem entre as pessoas.

Nossa língua é rica, mas infelizmente não tem uma palavra que traduza exatamente o que fazemos. Nossa missão relaciona-se a concepção, á criação de conceitos que, formalizados, possa, fazer a informação circular com a maior eficácia possível, e isto sem abrir mão do prazer estético que é próprio dos seres humanos.

Em espanhol existem as palavras dibujo e diseño. Em Inglês, draw e design. Em português “desenho” e…?

O filólogo Antônio Houaiss certa vez sugeriu “projética”, mas, como tantas outras coisas no Brasil, o termo não pegou, e assim, durante muitos anos, fomos desenhistas industriais. Mas esta designação não é boa porque a palavra desenho refere-se a uma meio e não a uma concepção e, quando acrescida da palavra industrial, leva logo à confusão com desenho técnico. Briefing, copyright, layout, home page, print, marketing, merchandising

São inúmeros os casos de uso de palavras do inglês no Brasil. meu conselho é que adotemos a palavra “design”, assim como muitos países que não falam a língua inglesa já o fizeram.

A palavra design é intensamente usada na publicidade como um atributo de qualidade, de diferencial de valor entre produtos. Use-a sem receio, mas cuidado para não cometer o um erro muito comum de acontecer por aí.

Você é um Designer e Faz Design. Por favor não troque os termos!

 

 

Vou ficando por aqui, um forte abraço!

Se você gostou desse artigo, não esqueça de deixar sua opinião no comentário. E.. se você quer acompanhar tudo o que acontece aqui no portal clique aqui para ativar as notificações!

Equipe, Carlos Mascarenhas

Edit Editar com Editor Visual

Comentários

Comentarios

Leave a comment