ArtigosMarketing Digital

Público Alvo – Como fazer pesquisa de mercado

Quanto mais você souber sobre o seu mercado, mais eficaz será a comunicação.
Pesquise e compare as ações de seus concorrentes, procurando as dores do seu cliente. Veja o que os seus concorrentes estão fazendo e principalmente descubra onde eles estão deixando a desejar.
Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força. Sun Tzu
O mais importante nessa etapa é: Analisar bem os materiais audiovisuais, linguagens, tipografia, cores, tecnologias e imagens que seus concorrentes estão utilizando. Para uma analise mais apurada podemos contar com algumas ferramentas. São elas:
Uma ferramenta que faz o levantamento de informações do público do site desejado.
Existem outras formas de fazer pesquisa de mercado uma delas é, acompanhar os principais nomes dentro do seu nicho em suas redes sociais, assim além de conseguir fazer uma analise mais profunda nas dores do seu futuro cliente que interagem, você consegue também obter informações relevantes nos comentários.
Para uma analise mais abrangente podemos contar com a ferramenta
Entre outros sites que você pode analisar o seu mercado está o Yahoo Respostas
Temos também o Facebook Audience Insights onde você pode acompanhar o mercado mais de perto.

E no próprio site do seu concorrente, eu costumo acompanhar de perto as atualizações utilizando uma extensão para o Chrome chamada Pocket, com essa extensão consigo favoritar o que acho importante etiquetar e consultar diariamente.

Importante saber é, se você já tem uma audiência é importante que a partir de hoje você comece a interagir mais com eles. No decorrer desse curso farei vídeos extras mostrando outras ferramentas poderosas para analise, métricas, questionários e monitoramento.

Mas por enquanto posso deixar para vocês o TagBoard que analisa e reúne hashtags postadas em diversas redes sociais. E também:

 

 

Bom, agora vamos colocar em prática tudo o que aprendemos e levantar dados sobre o seu público, concorrentes e mercado.
Levante todos os dados e criei uma planilha, pois o segredo do sucesso está na analise e documentação.
Se ficou com dúvidas deixe nos comentários, só assim eu poderei te ajudar.
Um grande abraço e que Deus vos abençoe grandemente em sua jornada!
Comentários do Facebook
Carlos Mascarenhas

Carlos Mascarenhas

Cristão, auto didata, apaixonado por computação gráfica. Iniciou sua carreira em 1995 e até hoje busca aprimorar seus conhecimentos na faculdade eterna da Computação Gráfica.

Deixar Comentário